História da ADC Embraer

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA EMBRAER

 QUATRO DÉCADAS DE HISTÓRIA

 

Em 1970, um grupo de pioneiros da Embraer definiu que os funcionários da empresa e seus familiares mereciam e podiam ter uma associação que integrasse esporte, cultura e lazer.

As dificuldades foram muitas, pois no início era mais sonho do que possibilidade. A Embraer não contava como grande número de funcionários que tem hoje e a pouca verba dificultava para dar corpo aos grandes projetos.

Desde o começo, voluntários se uniam ao grupo, que foi se estruturando dia após dia, formando sempre fortes diretorias e conselhos deliberativos, dispostos a debater e trabalhar pelo bem comum. Desde a aquisição do terreno para o Clube de Campo até as primeiras obras, tudo sempre foi permeado por muitos desafios.

Porém, onde havia terreno alagado e pasto, eles viam lagos, quiosques, parques, bosques…. Em espaços vazios, idealizavam ginásios…

De estruturas inertes, erguiam-se grandes obras!

O apoio da empresa e dos associados, sempre dispostos a contribuir com os projetos valorosos, fortalecia a entidade classista e permitia que ela sobrevivesse até mesmo às piores crises.

Daquele primeiro ideal até chegar a ser uma das principais associações classistas do Vale do Paraíba, foram anos de trabalho árduo e muito empenho.

Destaca-se sempre a vontade de cada gestão que assumia dar continuidade aos projetos anteriores e ainda alçar voos mais altos.

Hoje, já consolidada como entidade classista, oferece a um grande número de associados e familiares muitas opções de esporte, lazer e cultura. E aquele começo, com um pequeno grupo de amigos, em agosto de 1970, reunidos em um churrasco em Ubatuba, se torna ainda mais marcante, diante a grandiosidade alcançada.

Acreditem, de início seria apenas um time de futebol, mas a decisão de oferecer algo a mais, em uma época em que a região ainda não tinha uma estrutura de lazer e entretenimento, veio para preencher esta necessidade e muito mais. Assim, nasceu e cresceu a nossa Associação Desportiva Classista Embraer, que trará ainda muitos frutos para as próximas gerações.

CHARLES ANDERSON CUSTÓDIO – PRESIDENTE DA ADC EMBRAER.             OZIRES SILVA – PRESIDENTE DE HONRA DA ADC EMBRAER.