Políticas

POLÍTICAS E PRINCÍPIOS DA ADC EMBRAER

A Associação Desportiva Classista Embraer, fundada em 19 de agosto de 1970, sociedade civil sem fins lucrativos, gerida por um Conselho Deliberativo e Diretores legalmente eleitos, adota no seu processo de gestão os seguintes princípios, políticas, normas e procedimentos, aos quais se submetem todos os seus Diretores, Colaboradores e Parceiros:

I – Missão: atender com excelência as demandas dos nossos associados, dependentes e convidados, assim como construir e manter uma relação de confiança mútua e cooperação com os nossos parceiros, colaboradores, patrocinadores, órgãos públicos e comunidades com as quais interagimos.

II – Visão: ser uma associação de referência, reconhecida por nossos associados, patrocinadores, colaboradores, parceiros e fornecedores como uma entidade séria e respeitada.

III – Valores: comprometimento, dedicação, transparência e publicidade, ética, cidadania e desenvolvimento humano são os pilares que sustentam os nossos propósitos.

IV – Princípios: as nossas politicas e normas, compiladas nos nossos guias “PADRÕES BÁSICOS DE CONDUTA” e “MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS”, definem as regras que devem ser observadas pelos nossos gestores, colaboradores e parceiros, de forma a garantir que as nossas transações sejam transparentes, bem documentadas e realizadas dentro de princípios legais e éticos.

A ADC EMBRAER adota as seguintes políticas de comportamento cujos princípios devem ser seguidos pelos nossos gestores, colaboradores e parceiros:

  1. Política de Ética;
  2. Política de Conflito de Interesses;
  3. Confidencialidade;
  4. Proteção de ativos;
  5.  Anticorrupção;
  6. Atividades Políticas;
  7.  Meio ambiente;
  8.  Assédio;
  9.  Relações de Parentesco e Proximidade;
  10.  Álcool e Drogas;
  11.  Uso da Internet e Redes Sociais.
1. ÉTICA

É política da ADC EMBRAER cumprir com todas as leis, normas e regulamentos governamentais aplicáveis às suas atividades. A honestidade, transparência e o correto registro das transações são valores que constroem a reputação da associação e a ninguém é dado o direito violá-los.

Os diretores, colaboradores, parceiros, associados e fornecedores devem entender que à ADC EMBRAER não importa somente resultados, mas, principalmente, de que maneira esses resultados são alcançados, dentro dos princípios da ética e da honestidade.

Eventuais dúvidas sobre a aplicação desta política devem ser encaminhadas à Gerência e ou à Diretoria.

2. CONFLITO DE INTERSSES

Na ADC EMBRAER as atividades profissionais não devem ser influenciadas pelo interesse pessoal. Como interesse pessoal entende-se toda vantagem material ou moral a favor próprio ou a favor de parentes, familiares, amigos ou pessoas com as quais se possua relações pessoais, comerciais ou políticas.

Diante de um conflito de interesses, prevalece o compromisso com os objetivos da ADC EMBRAER, abdicando-se de qualquer interesse pessoal. Ninguém deve obter vantagem pessoal de qualquer natureza no exercício da função, bem como não deve ser obtido privilégio de preço ou de qualquer outra natureza na contratação de bens e serviços, nem receber benefícios de fornecedores ou do poder público. Se houver dúvida quanto à determinada conduta e quanto aos interesses da ADC EMBRAER, o caso deve ser reportado ao superior hierárquico e/ou à Diretoria antes de qualquer decisão.

3. CONFIDENCIALIDADE

Todas as informações de propriedade da ADC EMBRAER devem ser tratadas com confidencialidade, na medida em que sua divulgação ou revelação possa apresentar risco e prejuízo aos interesses da associação e de seus associados, parceiros e colaboradores. Mesmo que a relação de negócios, mandato ou trabalho já tenha sido encerrada, não é permitido, de maneira irrevogável e irretratável, a ninguém revelar, divulgar, reproduzir, editar ou modificar tais informações.

4. PROTEÇÃO DE ATIVOS

Todos devem conservar e valorizar os bens tangíveis da ADC EMBRAER, compreendidos por imobiliário, materiais, instalações, veículos, equipamentos, documentos e valores; e intangíveis, compreendidos por imagem, marca, estratégia e planos de negócios, utilizando-os somente no exercício de suas funções.

A ADC EMBRAER é a proprietária legal de todas as informações e produtos criados por meio de seus recursos, incluindo patentes e invenções, salvo exceções previstas em contrato.

Todas as informações extraídas da internet e demais fontes utilizadas pela ADC EMBRAER devem respeitar os direitos de propriedade intelectual.

5. CORRUPÇÃO

A ADC EMBRAER repudia quaisquer práticas de corrupção, suborno ou condutas lesivas praticadas contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e instituições privadas, de forma a garantir que situações dessa natureza não sejam praticadas sob nenhuma hipótese. Os bens e serviços da ADC EMBRAER não podem ser utilizados para motivos escusos, incluindo-se atos de corrupção e condutas lesivas. A prática de corrupção é considerada infração direta ao presente Código de Ética, sujeitando o infrator às medidas disciplinares adequadas e cabíveis a cada caso, sem prejuízo das punições previstas na legislação brasileira. A corrupção inclui práticas como suborno, pagamentos de facilitação, fraude, extorsão, conluio e lavagem de dinheiro. Inclui também a oferta ou recebimento de qualquer presente, empréstimo, taxa, recompensa ou outra vantagem por parte de qualquer pessoa como incentivo para fazer algo desonesto, ilegal ou que represente quebra de confiança na conduta da Associação.

No caso de dúvidas acerca da conduta a adotar, a Gerência ou a Diretoria deve ser consultada.

6. ATIVIDADES POLÍTICAS

A ADC EMBRAER mantém uma postura de neutralidade política no ambiente de trabalho e na condução de suas atividades, consistindo principalmente na recusa de favorecer candidatos, correntes ou partidos políticos. Os colaboradores da ADC EMBRAER que possuam eventual comprometimento com atividades político-partidárias devem fazê-lo em caráter rigorosamente pessoal, fora de seus horários e locais de trabalho, sendo proibido o uso da imagem da ADC EMBRAER para esse fim. Fica vedada a contribuição da ADC EMBRAER a qualquer tipo de campanha politica.

7. MEIO AMBIENTE

A ADC EMBRAER, na busca da melhoria contínua de ações voltadas para o meio ambiente, está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente através da prevenção da poluição, administrando os impactos ambientas de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida; a atender à legislação ambiental vigente aplicável; a garantir transparência nas suas atividades e ações; a praticar a reciclagem e o reuso das águas, contribuindo com a redução dos impactos ambientais através do uso racional dos recursos naturais; e a promover a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta.

8. ASSÉDIO

É compromisso de todos que a correta execução da missão da Associação ocorra em um ambiente positivo de trabalho e relação com os seus associados, colaboradores e parceiros, isento de pressão ou perseguição de natureza moral ou sexual. Condutas abusivas, inoportunas e ofensivas no ambiente de trabalho e nas instalações da ADC EMBRAER, sejam elas verbais, físicas ou gestuais, serão consideradas inaceitáveis. Todos zelam para que os atos praticados não venham a atentar contra os direitos e a dignidade de quem quer que seja, assim como existe a consciência de que esse tipo de atitude poderá acarretar severas sanções disciplinares e penais.

9. RELAÇÕES DE PARENTESCO E PROXIMIDADE

Indicações e contratações de profissionais que sejam parentes, familiares ou amigos próximos podem resultar em potenciais conflitos de interesses. A contratação de profissionais que possuam relações de parentesco e proximidade com empregados da ADC EMBRAER somente deve ser feita quando atender a todas as etapas do processo de seleção e avaliação, assegurando a equidade, a transparência e a adequação do perfil à posição. Os candidatos a emprego devem informar ao responsável pela contratação sobre parentes, familiares ou amigos próximos que trabalhem na Associação, sendo que o candidato deve ser informado de tal exigência durante o processo de seleção. No caso dos conselheiros, diretor-presidente e diretores estatutários, é vedada a contratação de parentes e familiares para fazerem parte do quadro de profissionais da associação.

10. USO DE ÁLCOOL E DROGAS

A ADC EMBRAER considera falta grave trabalhar sob o efeito de drogas ilegais ou do álcool. O uso de álcool e drogas ilegais compromete o desempenho profissional e a saúde dos usuários, pode expor os envolvidos a riscos, prejudicar o ambiente de trabalho e afetar a imagem da Associação.

A ADC EMBRAER reconhece que o abuso de uso dessas substâncias pode afetar a habilidade das pessoas em desempenhar suas funções de forma apropriada e segura, e que pode impactar no resultado de outras pessoas e da própria Associação como um todo.

O uso indevido de drogas permitidas, ou o uso, posse, distribuição e venda de drogas ilícitas ou não prescritas nas instalações da Associação é estritamente proibido, assim como é proibido o uso ou a posse de bebidas alcoólicas, estando os infratores sujeitos as punições cabíveis.

11. USO DA INTERNET E REDES SOCIAIS

O uso e acesso à rede, computadores, Internet, telefonia, e-mails e outros aplicativos coorporativos da ADC EMBRAER – Associação Desportiva Classista Embraer, por seus colaboradores e parceiros, são permitidos e encorajados, desde que para uso profissional e exclusivamente na execução e desempenho de atividades de interesse da ADC EMBRAER, e qualquer exceção deverá ter autorização expressa de nível hierárquico superior.

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO:
  1. Visitar sites da Internet que contenha material obsceno e pornográfico;
  2. Usar o computador para executar músicas, vídeos ou programas não licenciados;
  3. Usar a Internet para enviar material ofensivo ou de assédio para outros usuários;
  4. Baixar programas ou qualquer outro material sem as devidas licenças ou autorizações;
  5. Acessar ou realizar pesquisas em áreas não autorizadas;
  6. Criar ou transmitir material difamatório;
  7. Utilizar os equipamentos para atividades pessoais.
  8. COMPARTILHAR ACESSO E SENHAS

A ADC EMBRAER considera inadequada a publicação em redes sociais de qualquer assunto ofensivo à sua imagem, dos seus colaboradores e associados, bem como a utilização indiscriminada do seu nome e logomarca, sendo proibido comentar ou compartilhar quaisquer assuntos de caráter restrito ou sigiloso, incluindo rotinas, procedimentos e padrões internos.

A desobediência a estas regras pode resultar em sanções que variam de advertência à demissão por justa causa, dependendo da gravidade.